Noticias

Tudo começa com uma ideia. Depois ela amadurece, cresce e acaba por chegar à luz do dia. Leia as nossas notícias e mantenha-se atento às histórias mais recentes da Movhera.

15 de abril de 2024.

Movhera ajuda Município de Murça na renovação do Estádio Municipal

A Movhera colaborou o Município de Murça na renovação do estádio municipal, ao disponibilizar uma ajuda de € 27.500 para a substituição da sua iluminação. Assim, dotou-se o Estádio Municipal de Murça com a tecnologia “Light Emitting Diode” (LED).

Tal permitiu a substituição dos focos existentes, de alto consumo energético e com graves anomalias técnicas, por uma nova iluminação de tecnologia LED agora instalada nas torres de iluminação, permitindo um alcance e foco de luz mais homogéneo e consequentemente uma melhor eficiência energética, para além da poupança financeira e ambiental.

Em visita informal, o Presidente da Câmara de Murça, Mário Artur Nunes, agradeceu o apoio da Movhera e o compromisso para com a região. 

Este apoio ajudará certamente o Murça Sport Clube a atingir os seus objetivos!

 

Movhera apoia a renovação do Estádio Municipal de Murça

06 de dezembro de 2023.

Movhera publicou novo anúncio no jornal “A Voz de Trás-os-Montes”

A Movhera publicou recentemente um novo anúncio do jornal “A Voz de Trás-os-Montes”. O anúncio refere o que a Movhera faz em prol do desenvolvimento local da região de Trás-os-Montes e do Alto Douro.

Somos energia que gera vida.

 

Anúncio da Movhera no jornal “A Voz de Trás-os-Montes”

19 de outubro de 2023.

Movhera apoia Cruz Vermelha Portuguesa em Trás-os-Montes e Alto Douro

No âmbito da sua Política de Responsabilidade Social e Corporativa, a Movhera decidiu apoiar, com um valor anual de vinte mil euros, as subdelegações de Murça e Alijó e a delegação de Bragança da Cruz Vermelha Portuguesa, em virtude do impacto destas instituições no território e população de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Mediante candidatura, o subsídio será atribuído a uma subdelegação ou a várias, separadamente ou conjuntamente, sendo que cada candidatura pode incluir mais que um item. O subsídio terá uma periodicidade anual, no período entre 2024 e 2027.

A avaliação das candidaturas terá em consideração quão critica é a necessidade do investimento para a execução das competências básicas da subdelegação; a sustentabilidade ambiental e o esforço para a transição energética que a proposta apresenta no âmbito da sua atividade e a eficiência económica da proposta, entre outros critérios.

Agradecendo esta iniciativa da Movhera, o Delegado Regional de Bragança da Cruz Vermelha Portuguesa refere que a mesma apoia “o desenvolvimento da missão social e humanitária da Cruz Vermelha Portuguesa no distrito de Bragança”.

As candidaturas para 2024 estão, desde já, abertas.

 

Movhera apoia Cruz Vermelha Portuguesa em Trás-os-Montes e Alto Douro (crédito da foto: Marília Novais e Carlos Novais)

20 de julho de 2023.

Movhera entrega viatura à Delegação de Mirandela da Cruz Vermelha Portuguesa

No passado dia 11 de julho, a Movhera teve o gosto de entregar uma viatura elétrica de apoio à Delegação de Mirandela da Cruz Vermelha Portuguesa. Esta viatura pretende dar apoio à Delegação de Mirandela da Cruz Vermelha Portuguesa, cujas atividades abrangem os concelhos de Mirandela, Vila Flor e Carrazeda de Ansiães, no âmbito das suas atividades de apoio social e humanitário, nomeadamente, no âmbito do projeto “Censos Sénior+”.

Este projeto, que resulta de um protocolo entre a Cruz Vermelha Portuguesa e o Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana para o distrito de Bragança, visa criar uma resposta de apoio estruturado, de orientação e encaminhamento, dirigido a idosos que vivem isolados em meio rural, em situação de fragilidade, não dispondo de apoio de familiares e não estejam enquadrados em respostas sociais e de saúde por parte de entidades públicas ou de Instituições Particulares de Solidariedade Social.

O evento contou com a participação do CEO da Movhera, Bertrand Fauchet, com o Delegado Regional da Cruz Vermelha Portuguesa para o distrito de Bragança, Comendador António Jorge Nunes, a Presidente da Direção da Cruz Vermelha de Mirandela, Enfermeira Ana Lopes, o Vereador da Camara Municipal de Mirandela, Vitor Correia, e um representante do Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana para o distrito de Bragança, para além de inúmeros voluntários desta instituição. Contou também com a presença da Orquestra e Coro da Cruz Vermelha Portuguesa de Mirandela, que presentearam os presentes como uma estrondosa atuação.

Esta iniciativa vem apenas reafirmar o empenho e dedicação da Movhera ao desenvolvimento da região de Trás-os-Montes e Alto Douro, com enfoque naqueles mais carenciados.

Vídeo da Cerimónia aqui (crédito: Carlos Novais)

 

Movhera entrega viatura à Delegação de Mirandela da Cruz Vermelha Portuguesa (crédito das fotos: Marília Novais e Carlos Novais)

Movhera entrega viatura à Delegação de Mirandela da Cruz Vermelha Portuguesa (crédito das fotos: Marília Novais e Carlos Novais)

10 de maio de 2023.

Movhera apoia Bombeiros de Torre de Moncorvo

A Movhera apoiou a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Torre de Moncorvo na renovação da sua central telefónica. Este apoio, no valor de €20.000, foi atribuído no âmbito do Apoio a Corporações de Bombeiros dos Territórios de Trás-Os-Montes E Alto Douro.

O referido apoio está integrado na Política de Responsabilidade Social e Corporativa desta companhia, e destina-se a apoiar anualmente as Corporações de Bombeiros dos territórios de Trás-Os-Montes e Alto Douro, em particular aquelas relativas aos territórios onde a Movhera está presente.

Este apoio materializa-se na atribuição de um subsídio anual, com um montante máximo de 20 mil euros, selecionado entre as candidaturas das Corporações de Bombeiros da região que estejam interessadas.

A inauguração da central telefónica decorreu no dia 5 de maio, em Torre de Moncorvo, com a presença do CEO da Movhera, Bertrand Fauchet. “Estamos muito contentes por ver implementar um investimento importante para a garantia o bem-estar e segurança da população de Trás-os-Montes, e confirmar a força dos laços com os Bombeiros Voluntários de Torre de Moncorvo”, disse o CEO.

 

A Movhera nos Bombeiros de Torre de Moncorvo

04 de abril de 2023.

Movhera apoia iniciativas no Baixo Sabor

A Movhera acaba de assinar dois protocolos para duas iniciativas desenvolvidas em conjunto com a Associação de Municípios do Baixo Sabor - AMBS.

O primeiro protocolo foi para o apoio ao projeto “Junto à Terra Baixo Sabor”, uma iniciativa de educação ambiental para jovens dos 8º anos dos estabelecimentos de ensino dos quatro concelhos que compõem a AMBS (Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro e Torre de Moncorvo).

O objetivo deste projeto é transmitir aos adolescentes do Baixo Sabor informação sobre as riquezas e recursos naturais da região, e permitir a aprendizagem de ferramentas que facilitem a sua retenção neste território. “A Movhera está muito satisfeita por poder participar neste projeto, quer através do apoio ao seu financiamento, como pela participação nos conteúdos de transição energética, apresentados pelos colaboradores da Movhera e da Engie”, afirma Pedro Ribeiro, COO da Movhera.

O segundo protocolo foi para apoio a um projeto de Empreendedorismo, que tem como objetivo permitir aos empresários locais criarem ou fortalecerem as suas empresas, criando riqueza e ajudando a população a manter-se ou fixando-se na região. “Temos muito prazer em incentivar e apoiar iniciativas locais que tragam riqueza e dinamismo económico à região do Baixo Sabor”, afirma também Pedro Ribeiro a propósito deste protocolo.

 

Assinatura do Protocolo

13 de julho de 2022.

Movhera e Just a Change assinam protocolo de parceria com Municípios

A Movhera e a Just a Change acabam de assinar um protocolo de parceria, que abrange o programa ‘Camp In’, para voluntários maiores de idade, no formato de campo de férias em três Municípios de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Em associação com as Câmaras Municipais de Torre de Moncorvo, de Miranda do Douro, e de Alijó (com a qual o protocolo será assinado no dia 25 de Julho), esta parceria vai promover a reconstrução de quatorze casas, durante o mês de agosto. Sob o mote ‘Reabilitar Casas e Reconstruir Vidas’, são 15 dias intensos de trabalho de obra em casas de famílias carenciadas, mobilização e convívio com a comunidade local, tudo sempre com o espírito animado e descontraído.

A Just a Change é uma associação sem fins lucrativos que reconstrói casas de pessoas carenciadas em Portugal. Até ao dia de hoje, o Just a Change reconstruiu centenas de casas e instituições, tendo mobilizado milhares de voluntários dentro e fora do país. Esta associação desenvolve vários programas de intervenção que permitem a atuação em diversos contextos em paralelo, potenciando assim o impacto social e a coesão social nas comunidades locais.

Para a Movhera este acordo demonstra a vontade que temos em contribuir para o desenvolvimento e para o combate à pobreza energética e habitacional na região de Trás-os-Montes e Alto Douro. Contamos assim ajudar a mobilizar agentes locais, para sinalizar casos de pobreza habitacional e aplicar os critérios da Just a Change para selecionar os casos que serão alvo de intervenção, dando apoio a projetos que contribuam para o desenvolvimento da região e a criação de melhores condições de vida”, afirma Bertrand Fauchet, CEO da Movhera.

 

Miranda do Douro

Torre de Moncorvo

24 de maio de 2022.

Movhera realiza passeio de bicicleta em Trás-os-Montes e Alto Douro

No passado fim-de-semana, de 20 a 22 de maio, a Movhera organizou um passeio de bicicleta que passou pelos 6 ativos da Empresa e para o qual foram convidados colaboradores da Movhera, Engie, Mirova e Crédit Agricole Assurance.

Foram 300 km de um passeio que contou com várias paragens em localidades próximas das barragens detidas pela Movhera, tendo vários dos autarcas e as populações locais recebido os ciclistas com a famosa hospitalidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Para além de permitir conhecer melhor a região, o passeio levou os participantes a descobrirem o património único de Trás-os-Montes e Alto Douro e a gastronomia típica da região.

 

20 de maio de 2022.

Movhera apoia corporações de Bombeiros da região dos seus ativos hidroelétricos

A Movhera, no âmbito da sua Política de Responsabilidade Social e Corporativa, irá apoiar as Corporações de Bombeiros dos territórios de Trás-Os-Montes e Alto Douro, em particular, aquelas dos municípios onde a empresa está presente com os seus ativos hidroelétricos: Alijó, Carrazeda de Ansiães, Miranda do Douro, Mogadouro, Sendim e Torre de Moncorvo.

No âmbito deste apoio, a Movhera acaba de celebrar protocolos com cada uma das Corporações, e com a ENGIE – Hidroelétricas do Douro, com o intuito de dotar cada Corporação das formações necessárias em matéria de Segurança, para auxiliar a atividade da Movhera e da ENGIE – Hidroelétricas do Douro. Após a assinatura, foi realizada uma visita a central de foz tua com os representantes das corporações de bombeiros.

Para além destes protocolos, a Movhera irá atribuir anualmente um subsídio no montante máximo de €20.000,00 (vinte mil euros), às corporações proponham projetos de investimento em equipamento de combate a incêndios. O subsídio será atribuído a uma Corporação por ano, mediante candidatura, sendo que, segundo critérios já definidos, a Movhera irá escolher um projeto, de entre os propostos, dando prioridade aos que sejam mais críticos para o exercício da atividade da corporação.

“É um prazer para mim assinar hoje estes protocolos. Eles são a expressão concreta de nosso desejo de contribuir para a vida dos territórios nos quais estamos profundamente enraizados”, afirmou Bertrand Fauchet, CEO da Movhera.

“Estou confiante que este quadro irá construir fortes relações entre as nossas equipas, e as dos bombeiros, cuja missão é fundamental para toda a comunidade. Porque estamos empenhados num apoio a longo prazo, estes protocolos são válidos por vários anos”, concluiu Bertrand Fauchet.

 

04 de abril de 2022.

Movhera e Associação de Municípios do Baixo Sabor assinam memorando de entendimento

A Movhera e a Associação de Municípios do Baixo Sabor (AMBS) acabam de assinar um memorando de entendimento que estabelece as novas condições de pagamento da compensação ambiental anual para o Fundo do Baixo Sabor, bem como a revisão do montante da dívida decorrente do Acordo Complementar de 2016.

O memorando de entendimento terá efeitos até ao final de 2025. A AMBS e a Movhera acordaram em negociar os termos de um novo acordo entre si, que espelhe os princípios deste memorando e que possibilite a revogação dos protocolos anteriormente em vigor.

Através deste protocolo as entidades acordaram o aumento da contribuição anual da Movhera para o Fundo do Baixo Sabor, respondendo às necessidades manifestadas pela AMBS, para permitir um maior desenvolvimento de projetos de valorização da região.

“Para a Movhera este acordo demonstra a vontade que temos em contribuir para o desenvolvimento da região. Este memorando possibilita a materialização da nossa intenção de potenciar a transição para uma energia mais verde, bem como o apoio a projetos que contribuam para o desenvolvimento da região e a criação de empregos sustentáveis”, afirma Bertrand Fauchet, CEO da Movhera.

O Fundo do Baixo Sabor foi criado no âmbito da Avaliação de Impacto Ambiental do Aproveitamento Hídrico do Baixo Sabor (AHBS), com a missão de financiar iniciativas que promovam o desenvolvimento sustentável e a conservação da natureza e da biodiversidade, com base na valorização ambiental dos recursos naturais e patrimoniais da região de implantação do AHBS e áreas naturais envolventes, com particular destaque para compensação e recuperação do custo ambiental causado pela construção e operação do AHBS.

 

12 de dezembro de 2021.

Movhera torna-se associada da ADRVT

A Movhera e a Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua assinaram um memorando de entendimento, ao abrigo do qual a empresa foi admitida como associado empresarial da Associação.

 Este memorando reafirma os compromissos da Movhera para suportar as atividades da Agência e, em particular, para fazer o Plano de Mobilidade do Tua um sucesso, com base na cooperação baseada no respeito mútuo.

 A Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua integra atualmente os municípios de Alijó, Carrazeda de Ansiães, Mirandela, Murça, Vila Flor, sendo uma associação sem fins lucrativos e com características de utilidade pública, que tem como objetivo promover um conjunto de iniciativas capazes de valorizar os recursos endógenos e de aproveitar as oportunidades criadas pelo Aproveitamento Hidroelétrico de Foz Tua (AHFT).

 

3 de setembro de 2021.

Movhera vai realizar ações de desassoreamento na barragem de Miranda do Douro

No âmbito da implementação do seu plano de investimentos, que tem como objetivo melhorar a operacionalidade dos aproveitamentos hidroelétricos de que é concessionária, a Movhera iniciará brevemente ações de desassoreamento no Aproveitamento Hidroelétrico de Miranda do Douro.

O processo escolhido para o desassoreamento, o qual foi devidamente avaliado e aprovado pelas autoridades competentes, foi concebido para minimizar possíveis impactes ambientais e paisagísticos, assim como constrangimentos nas acessibilidades e infraestruturas de transporte locais. Todos os parâmetros relevantes para a operação estarão permanentemente sujeitos a monitorização por entidades devidamente certificadas, que recorrerão a processos previamente aprovados. Prevê-se que a operação seja concluída no final do Verão.

No caso de ser detetado qualquer efeito anómalo consequente das ações de desassoreamento no Aproveitamento Hidroelétrico de Miranda do Douro, a Movhera solicita este seja imediatamente comunicado.

A Movhera agradece a colaboração da Câmara Municipal de Miranda do Douro, da Agência Portuguesa do Ambiente, I.P. e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P..

 

18 de agosto de 2021.

Movhera contribui para prevenção de incêndios

No âmbito das medidas de Redução de Risco de Incêndios nas imediações das suas concessões, a Movhera adjudicou à Aflodounorte a instalação e manutenção de duas Torres de Vigia na região do Tua.

A primeira Torre de Vigia, já foi entregue e está posicionada na Micro-reserva de Abreiro. Oferece ótimas condições de visibilidade sobre uma vasta área do vale do Rio Tua, menos visível a partir da Rede Nacional de Postos de Vigia (RNPV) instalada nesta região e disponibiliza às equipas contratadas pela Movhera as condições operacionais para logos períodos de vigilância.

A Movhera orgulha-se assim de apoiar a prevenção de incêndios zonas onde estão localizados os seus ativos hidroelétricos, contribuindo para a salvaguarda do ambiente na região.

 

14 de julho de 2021.

Movhera lança versão do seu website em Mirandês

Depois da mudança da sua sede para o Município de Miranda do Douro, a Movhera acaba de lançar a versão em Mirandês do seu website corporativo. Com esta iniciativa, que contou com a colaboração da ALCM - Associaçon de la Lhéngua i Cultura Mirandesa, a Movhera confirma o seu compromisso com a cultura e desenvolvimento da região que está na base da sua atividade.

 

* foto de Alcides Merinhos

08 de maio de 2021.

Movhera acolhe positivamente projetos de reabilitação dos terrenos da antiga pedreira em Miranda do Douro

No âmbito do seu compromisso com o desenvolvimento da região onde se encontram as suas concessões, a Movhera acolhe positivamente qualquer projeto que permita a reabilitação dos terrenos referentes à pedreira em Miranda do Douro, criada há 60 anos aquando da construção da barragem nesta cidade.

Na opinião da Movhera, esse projeto aumentaria a atratividade turística da zona, juntando mais um argumento de atração à infraestrutura turística existente (como por exemplo os barcos de cruzeiro, os caminhos pedonais, etc.), que foi promovida pela concessionária anterior.

Nesse sentido, a Movhera está disponível para contribuir ativamente para um estudo a lançar, com a contribuição e aprovação das entidades públicas competentes, bem como irá vai facilitar o acesso à área, que se encontra dentro de uma zona da concessão, caso seja decidido avançar com trabalhos no local.

 

23 de Abril de 2021.

Movhera renova colaboração com “Grupo Nordeste” por 4 anos, para proteger o meio ambiente e a biodiversidade

A Movhera renovou por 4 anos o seu protocolo com o “Grupo Nordeste”, composto pelas associações APFNT - Associação dos Produtores Florestais do Nordeste Transmontano, PALOMBAR - Associação dos Proprietários de Pombais Tradicionais do Nordeste, e AEPGA - Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino.

No âmbito do protocolo, as três associações irão monitorizar e assegurar as Medidas Ambientais implementadas para mitigar ou compensar o impacto das barragens do Baixo Sabor e Feiticeiro:

  • Manutenção de áreas florestais e a sua proteção contra incêndios;

  • Programas de proteção de espécies que habitam a zona de impacto dos reservatórios: aves de rapina, mamíferos aquáticos (lontra, e toupeira-de-água), morcegos, lobos.

Os trabalhos protocolados são assegurados por 16 colaboradores locais.

Através destas iniciativas concretas, a Movhera orgulha-se de contribuir para a proteção do meio ambiente e da biodiversidade da região onde estão instalados os seus ativos, bem como de desenvolver o emprego local.

Para mais informações sobre as associações, consultar:

 
Nordeste 2.jpg

31 de Março de 2021.

Assembleia Geral da Movhera valida a sede definitiva da empresa.

Após um processo de registo iniciado em meados de março, a Assembleia Geral da Movhera validou hoje localização definitiva da sua sede no Município de Miranda do Douro, ficando assim mais próximo dos ativos da empresa localizados no Douro Internacional, assim como da Engie Hidroelétricas do Douro. Com este passo, temos a satisfação de confirmar o nosso compromisso com o desenvolvimento económico da região que está na base da nossa atividade.

 
Barragem de Miranda do Douro.jpg

24 de dezembro de 2020.

Nova marca
Movhera vê à luz do dia.

A Movhera é uma empresa criada recentemente que gere o segundo maior portfólio hidroelétrico de Portugal, anteriormente operado pela EDP. A identidade da marca Movhera incorpora neutralidade carbónica, movimento e dinamismo. Pretende promover o estrito respeito pelo ambiente e acredita na criação de relações fortes o e parcerias duradouras com as comunidades e intervenientes locais.

 
news-movhera-brand.jpg

17 de dezembro de 2020.

A ENGIE, Crédit Agricole Assurances e a Mirova concluem a transmissão de portfólio hidroelétrico português de 1,7 GW pertencente à EDP.

A 17 de dezembro, o consórcio composto pela ENGIE, Crédit Agricole Assurances e Mirova concluíram a transmissão de 6 concessões hidroelétricas em Portugal. Agora que a transação está terminada, a operação das barragens de Miranda, Picote, Bemposta, Baixo Sabor, Feiticeiro e Foz do Tua foram transferidas para o consórcio. Simultaneamente, surge uma nova marca Movhera.

 
news-deal-is-closed.jpg